Ainda pouco conhecido no Brasil, o Festival de Velocidade de Goodwood (um dos maiores da Europa) é um evento anual de corrida de montanha com veículos atuais e históricos realizado no Goodwood House, em West Sussex, Inglaterra, Reino Unido, próximo ao Circuito de Goodwood. O Festival acontece no mês de julho e costuma atrair um grande público com mais de 100.000 pessoas.
A última vez que o Festival me chamou atenção foi em 2019, quando o nosso Rubens Barrichello pilotou a Brawn que foi vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 2009. Só que dessa vez, Goodwood foi além e colocou nas pistas as Mclarens MP4/5b (1990) e a MP4/6 (1991) pilotadas por ninguém menos que Ayrton Senna. O evento não parou por aí e trouxe os carros icônicos pilotados por seus dois pilotos atuais: Lando Norris (ING) e Daniel Ricciardo (AUS), além do nosso bi-campeão Emerson Fittipaldi.

“É uma loucura”, disse Ricciardo. “Posso ver a parte inferior dos pneus dianteiros, posso ver tudo ao redor. Nos carros de hoje, nem vemos o bico. Tudo sobre toda a experiência de dirigir é diferente, mas é muito legal. ”

“É uma sensação totalmente diferente. É um carro sem halo, bem old school. É incrível. Adoraria levá-la para uma pista de corrida se Zak [Brown, CEO da McLaren] me permitir. Eu não saí da segunda marcha, fiquei um pouco assustado. Acelerei um pouco, mas fico nervoso ao pilotar carros como esse, mais nervoso do que em corridas normais. Foi um privilégio. Respeito muito os carros que corriam naquela época. É incrível e assustador”, afirmou Lando Norris, que fez ”lobby” com o chefe para participar do evento.

Assista abaixo o vídeo da MP4 de Senna na pista e aumente o som para ouvir o motor Honda V12 aspirado!