A comunidade gamer teve uma grande vitória nesta semana. Se você ainda não sabe, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, por unanimidade, a criação dos Jogos Olímpicos de eSports.
“Esta é verdadeiramente uma nova era para o COI. Com a confirmação dos Jogos Olímpicos de eSports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de eSports, representada pela nossa comissão de eSports, engajou-se de forma entusiasmada com essa iniciativa”, comentou Thomas Bach, presidente do COI.
A primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports ocorrerá já em 2025, em parceria com Comitê Olímpico da Arábia Saudita, um país que tem investido pesadão nos eSports. O evento será realizado a cada dois anos, durante um período de 12 anos, sempre sediado na Arábia Saudita.
Ainda há muitas decisões a serem tomadas, e algumas podem não agradar totalmente a comunidade que acompanha eventos mundiais de eSports. Isso pode ocorrer pela falta de grandes jogos, que são os principais em campeonatos importantes pelo mundo afora, como Country Strike e outros jogos FPS, que são frequentemente considerados mais violentos. Os sistemas de classificação e as modalidades específicas ainda não foram debatidos.
Apesar dos desafios, esse é um o muito importante para o cenário mundial dos games. Agora, é hora de se preparar para as Olímpiadas! Já podemos começar a treinar, hein!? Bora, Brasil!