Vim falar para vocês hoje sobre esse Festival que me chamou muita atenção, já que envolve muito do que, talvez nós, gamers, estejamos ligados, seja em nossos outros hobbies ou em nossas áreas profissionais; mas, é claro, sem deixar os games de lado. O Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, que já contou com 18 edições em São Paulo, desta vez, desembarca em Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha, entre 22 e 24 de novembro, com palestras, workshops, exposições de artistas e de negócios criativos, além de diversas atrações abertas para todos os públicos e idades.
Com 95% das atividades gratuitas, o maior festival de arte e criatividade da América Latina valoriza a expressão artística e a inovação em qualquer e: da ponta de um lápis, ao graffiti, tattoo ou à criação para o digital, como design de games e de experiências imersivas.
Confira algumas atrações:
• Público poderá assistir, gratuitamente, a concurso de cosplay, sessões de live art, experiências em VR, festival de cinema e música, pocket shows. O festival contará, ainda, com espaço kids;
• Dezenas de expositores, como makers, artistas e criadores independentes e autorais, produtores e criadores de artes e games vão exibir e vender seus trabalhos;
• Workshops realizados por desenvolvedores, ilustradores, desenhistas, gamers, videomakers, designers, pixel artists;
• Conferencistas nacionais e internacionais, como Orkut Buyukkokten, fundador da rede social que leva seu nome; David Carson, designer gráfico e diretor de arte americano e Jordan Soles vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Rodeo FX, empresa famosa por ter sido a criadora dos efeitos para a série Game of Thrones.
Quanto mais o tempo a, mais vemos que nosso quadradinho está ganhando a visibilidade que merece, já que temos uma estrutura perfeita para receber evento de grande porte e uma identidade diferenciada. Simon Szacher, criador e organizador do festival, comentou sobre isso: “Levar o Pixel Show para Brasília é uma grande conquista, pois a cidade tem um potencial criativo enorme, com o cenário artístico e cultural em plena expansão. Nosso objetivo é transformar a capital em um verdadeiro polo de inovação e criatividade, reunindo artistas, designers, gamers e criativos de diferentes áreas em um ambiente que celebra a arte em todas as suas formas. Com quase totalidade de programação gratuita, queremos democratizar o o à economia criativa e cultural e inspirar pessoas de todas as idades a explorarem sua própria criatividade, seja na tela de um computador ou na ponta de um lápis”.
O evento contará com cerca de 10 palestras Sharp Talks na arena multiuso e 12 workshops voltados a ajudar criativos a desenvolverem seus talentos e explorarem o mercado, com muitas oportunidades de networking na área paga de conferências. Na arena multiuso, serão realizadas apresentações gratuitas de criativos, Sharp Talks, cosplay, shows musicais, além de sessões de cinema e animação. Na área gratuita, o público poderá conferir mais de 100 expositores, incluindo um espaço Makers para destacar o trabalho de artistas e criadores independentes, além de pocket shows e uma forte presença de produtores e criadores de games, festival de tatuagem, exposições inéditas, experiências tecnológicas imersivas, simuladores e muito mais.
Nomes internacionais e nacionais de peso já confirmaram presença para falar sobre ilustração, design gráfico, efeitos visuais de cinema, mídias sociais, games e publicidade, mostrando a diversidade de formas e tendências. Nunca fui, mas quero muito assistir às palestras que serão silenciosas, com o uso de fones individuais para interação com as atrações. Confira alguns dos palestrantes já confirmados:

- Orkut Buyukkokten, engenheiro de software visionário, criador da rede social que leva seu nome e que deu início ao ambiente de relacionamento social que encontramos hoje nas mídias sociais.
- David Carson, designer gráfico e ex-surfista, considerado um dos criativos mais influentes dos anos 90. O norte-americano ficou conhecido por seu trabalho inovador em design nas revistas. Sua carreira de sucesso começou na publicação “Beach Culture”, da qual foi diretor de arte de 1989 a 1991. No entanto, foi na revista “Ray Gun” que ele chamou a atenção do mundo.
- Jordan Soles, vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Rodeo FX, empresa canadense de efeitos visuais para cinema, televisão e publicidade, famosa por ter criado os efeitos da série Game of Thrones.
- Marcos Mello, graduado em Artes Plásticas pela FAAP, pós-graduado em design gráfico (Belas Artes), mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e doutor em História Social pela USP. Há 21 anos ministra os cursos de tipografia e letterpress, referência nessa área. É também sócio da Letterpress Brasil, ateliê voltado à criação e produção de projetos personalizados que exploram o viés artístico e tradicional da tipografia.
- Daniel Melim, reconhecido pelas intervenções urbanas que realiza utilizando o stencil. Sua produção se caracteriza pela escolha dos locais, buscando espaços deteriorados que fornecem inúmeros elementos compositivos (cor, textura, posição).
Além da chegada ao Distrito Federal, o Pixel Show também tem novos sócios. Tonico Novaes, CEO e sócio da Campus Party Brasil, e a Gouvea Ecosystem se unem aos irmãos Allan e Simon Szacher, e dessa forma, o evento a a integrar a Gouvea Ecosystem, plataforma de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina. “Fazer parte do Pixel Show é uma oportunidade única de colaborar com um evento que celebra a inovação e a criatividade em sua essência. Ao nos unirmos ao evento, estamos não apenas fortalecendo o ecossistema da Gouvea, mas também ampliando o impacto do festival, levando-o para novos públicos e cidades, como Brasília. Nosso foco é transformar o Pixel Show em uma referência ainda maior no cenário criativo nacional e internacional, criando oportunidades e conectando talentos em diferentes áreas da economia criativa”, complementa Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil e novo sócio do Pixel Show.
Interessado? Se quer saber mais, e: https://pixelshow.co/ingressos.