INTELIGÊNCIA DO SENTIMENTO
É preciso unir à inteligência do cérebro a do coração. Eis aí um dos fundamentos da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que alia razão e sentimento pelo prisma universalista do Mandamento Novo de Jesus dessectarizado, livre de senhores, por mais notáveis e dignos que sejam. Ainda que mereçam o nosso respeito, o Libertador Divino não pode ser cativo de ninguém. Ele mesmo afirmou: “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre” (Evangelho, segundo Lucas, 6:40).
Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico – Vanguardeira proposta pedagógica criada por Paiva Netto, apresenta um modelo novo de aprendizado, tendo por base a Espiritualidade Ecumênica, aliando coração e intelecto. Essa linha educacional é aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducacionais desenvolvidos pela Legião da Boa Vontade.
Mensagem de José de Paiva Netto
Clima junino
O buffet de almoço do Gran Bier, no Pontão, recebe às sextas-feiras durante todo o mês de junho e julho, pratos típicos da gastronomia junina. Arroz carreteiro, galinhada, pamonha, canjica, arroz-doce, curau, bolo de milho e de mandioca se unem ao extenso e variado menu do restaurante.



Turbulência em Champanhe
Após um ano excepcional em termos de colheita e exportação recorde em 2022, o mercado do champanhe prevê quedas de 5 a 8% no volume de exportações em 2023. O aumento de preço do vidro e do gás, a diminuição do poder de compra do consumidor e as incertezas geopolíticas vêm afetando diretamente o mercado desde do final de 2022.

Luxorização do Champanhe
Champanhe acelera política de “luxorização” iniciada há alguns anos para fazer face ao aumento dos custos de produção devido à inflação e à guerra na Ucrânia. Muitas Maisons aumentaram o preço de suas garrafas, entre 9 e 12%, o que não impediu o sucesso das exportações de cuvées de prestígio que, por exemplo, aumentaram 18,2% no ano ado, segundo o Comitê do Champanhe. Vale lembrar que quase 58% das garrafas são vendidas em exportação.
Henriot em cooperativa
TEVC (Terroirs et Vignerons de Champagne) adquire Champagne Henriot. A aquisição, ainda em transação, está aguardando aprovações regulatórias. A previsão é que até setembro a maison de champagne e para as mãos da maior cooperativa do setor. O valor da venda não foi revelado. TEVC é proprietária da Nicolas Feuillatte e a maior união de cooperativas, representando cerca de 6.000 produtores.

A Vinexpo Asia, feira internacional de vinhos e destilados da Ásia, acaba de encerrar sua edição de 2023, que aconteceu de 23 a 25 de maio em Cingapura. O evento superou todas as expectativas atraindo 9.989 profissionais de 64 países, incluindo compradores top de linha, proporcionando oportunidades de negócios para os expositores. França, Itália, Austrália, Estados Unidos e Espanha foram os cinco principais países expositores. A feira também recebeu prestigiosas visitas institucionais como Embaixadores e Altos Comissariados de 19 países. Os EUA, país de honra na Vinexpo Asia 2023, foram representados por seu embaixador em Cingapura, Jonathan Kaplan, ao lado do embaixador da França em Cingapura, Minh di Tang.
Foto: Vinexpo Asia