Rosana Jesus
[email protected]
Cerca de cinco mil pessoas compareceram na 17ª edição do Faremas Hip Hop, realizada nesse fim de semana, no Recanto das Emas. O evento beneficente arrecadou mais de três mil quilos de alimentos, entre os dias 22, 23 e 24, e contou com a participação de 50 grupos de rap. O material será distribuído para ONGs e comunidades carentes do Distrito Federal e Entorno. O evento teve o apoio da istração Regional do Recanto das Emas.
De acordo com o organizador do evento, DJ Jean, o objetivo principal do evento é levar cultura de maneira fácil e gratuita para a comunidade, além de ajudar pessoas carentes. “Esse é um tipo de evento que reúne artistas de todo o DF, fomenta a paz e conscientiza os jovens”, disse.
Segundo a promotora de eventos Key Silva, a comemoração ajuda a expandir a cultura hip hop. “Com festas assim podemos interagir a população com a nossa cultura. Infelizmente, nossa música ainda é muito discriminada. Precisamos mostrar que o hip hop é do bem e esses projetos promovem isso”, pontuou.
“Tem gente que acha que o rap é música para bandido e esse é o momento de mostrar que não é nada disso. É bom lembrar que, além de tudo, o Faremas abre portas para novos grupos divulgarem seu trabalho”, completou a promotora de eventos.
Entre os grupos que se apresentaram estão GOG, Inspiração Letal, Coktel Molotov, Guindart 121, Voz Sem Medo, Histeria Sonora e RAV, além de Consciência X Atual e Ideologia e Tale os DJ’s Pudão, Juninho e Markynhos. Para completar a festa o público participou de um campeonato de skate. A premiação foi para a melhor manobra.
“O Hip hop hoje está mais presente na mídia, e já vemos rappers como MV Bil na novela. Com isso, o poder público já consegue nos enxergar”, observou o DJ Jean. “Nosso movimento não para. Eu sempre me dediquei ao rap por amor e vou continuar a ter essa paixão pela minha cultura”, completou. O público pode desfrutar ainda de apresentações de brak e free style.