Menu
Brasília

O JBr elegeu os melhores filmes do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2016

Arquivo Geral

21/08/2016 16h50

Atualizada 22/08/2016 14h38

Coal India/ Reprodução

Raquel Martins Ribeiro
Especial para o Jornal de Brasília

Os ganhadores da mostra competitiva do 18º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental — Fica vão ser apresentados ao público, neste domingo (21), a partir das 17h, na sessão de encerramento do festival. O júri terá de escolher entre os 22 filmes que disputam prêmios que somam R$ 240 mil.

Mas depois da maratona cinematográfica que começou na última terça (16), o JBr decidiu eleger as cinco melhores produções que aram pelo festival nessa edição, segundo a reação do público ao final de cada exibição, e que podem dar uma dica dos possíveis ganhadores. Confira:

  1. La Supplication 

Em sua estreia mundial no Fica, La Supplication, documentário de Pol Cruchten, retrata o desastre nuclear da usina de Chernobyl, na Ucrânia, a partir do relato das pessoas que sobreviveram a catástrofe. o longa-metragem é baseado no livro da bielo-russa Svetlana Aleksiévitch, ganhador do prêmio Nobel de Literatura.

2. Coal India

Documentário alemão, Coal India mostra de forma delicada as condições subumanas de trabalho nas minas de carvão perto de Dhanbad (Índia). Com direção de Felix Roben e Ajay Koli, o longa apresenta a realidade do local sobre a perspectiva de dois rapazes, que demonstram muita serenidade e consciência da situação em que se encontram.

3. Phum Shang

Dirigido por Haoban Paban Kumar, o documentário de média-metragem indiano Phum Shang conta o drama de uma comunidade de pescadores que se vê obrigada a deixar as choupanas flutuantes onde vivem, no lago Loktak, em Manipur (Índia). Sobre o pretexto de despoluir o lago, o governo local queima as casas, feitas de biomassa, e expulsa seus moradores, que resistem firmemente as investidas das autoridades.

4. Reveka

Documentário belga, o longa dirigido por Benjamin Coulax e Cristopher Yates mostra o cotidiano perigoso dos mineiros de Cerro Rico, uma das mais antigas minas de prata da Bolívia. O filme destaca a relação familiar dos personagens, que saem de casa mas não sabem se irão voltar.

5. West Empire

O documentário West Empire, de Mathieu Le Lay, se a uma cidade no meio do deserto do oeste americano. Por 26 minutos, ouvem os relatos de 35 pessoas que optaram por se afastar dos grandes centros urbanos, e se isolar no meio do “nada”. O que para as pessoas acostumadas a movimentação das grandes metrópoles pode parecer tanto tedioso, os moradores entendem como refúgio. Com poucos recursos e a 50 km de qualquer cidade, os personagens propõem uma caminhada na direção contrária do consumismo desenfreado e provam que não é necessário ter muito para ser feliz.

O 18º Fica acontece na Cidade de Goiás (GO). A repórter viajou a convite da organização do evento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado