A população terá uma nova oportunidade para discutir o futuro do Distrito Federal. Entre os dias 21 a 29 de novembro serão realizadas sete oficinas participativas para todos conhecerem as propostas preliminares elaboradas na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Os eventos serão organizados em cada uma das Unidades de Planejamento Territorial (UPTs) – que representam grupos de regiões istrativas (RAs) previstas no PDOT vigente.
Nas oficinas, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentará soluções para os problemas levantados pela sociedade durante as 55 oficinas promovidas no ano ado em todo o DF. As propostas envolvem questões essenciais para o DF, como regularização fundiária, áreas verdes, requalificação urbana, desenvolvimento econômico, entre outros.
“Será um novo momento do processo, para toda a sociedade ter ciência do que foi pensado pelo governo para enfrentar, resolver e atender todos os desafios e problemas que a sociedade apresentou nas oficinas de 2023”, afirmou a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Janaína Vieira.
Segundo o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, além de conferirem as propostas, a população também contribuirá com considerações. “Esse momento é muito importante para a sociedade poder analisar e fazer suas considerações às propostas que a equipe técnica da Seduh construiu junto com técnicos de 30 órgãos do GDF que acompanham os trabalhos da revisão do PDOT”, declarou.
As oficinas serão realizadas sempre das 19h às 22h, em uma região istrativa de cada UPT. As RAs que receberão os eventos são Sobradinho II, Jardim Botânico, Taguatinga, Gama, Park Way, SCIA/Estrutural e Candangolândia. Confira as datas e endereços de cada oficina na programação abaixo.
Foram escolhidas escolas e faculdades para recepcionar a população. Os locais terão capacidade para receber os cidadãos, que serão distribuídos em salas para facilitar a consulta ao material a ser apresentado pela equipe técnica da Seduh. Os eventos incluirão desde a apresentação das soluções até o momento em que a população poderá contribuir com considerações.
Ferramenta de propostas
A Seduh desenvolveu uma ferramenta de propostas que estará disponível em breve no site do PDOT, para viabilizar a participação de toda a população, de forma remota, durante essa etapa do processo de revisão do Plano Diretor. Com isso, todos que arem o site, na aba Propostas, poderão pesquisar às soluções elaboradas pela equipe técnica da Seduh.
“Ao usar essa ferramenta, será aberta uma lista com todas as propostas, que poderão ser filtradas por eixos temáticos, subtemas e localidades. Ao verem a proposta, a população poderá se manifestar de três formas: clicando em concordo, concordo parcialmente ou discordo”, informou Mário Pacheco.
Ao escolher concordo parcialmente, uma caixa de texto será aberta para o cidadão escrever algum comentário que será levado em consideração para o aperfeiçoamento da proposta.
“Essa ferramenta foi pensada para garantir uma publicidade às propostas que vão ser apresentadas para o PDOT, de modo aberto, para qualquer cidadão poder consultar e fazer uma consideração”, comentou o coordenador.
A expectativa é que a ferramenta já esteja ível ao longo das reuniões por UPT, e fique disponível por um mês. Depois disso, todo o material levantado será avaliado e consolidado pela equipe técnica da Seduh.

*Com informações de LEANDRO CIPRIANO, da SEDUH-DF