O início da tarde desta segunda-feira (02) começou com alerta vermelho (grande perigo) para baixa umidade no Distrito Federal. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sem chuva há mais de 130 dias, os brasilienses vivem o tempo mais seco do ano por conta do período de estiagem. A previsão é de que a seca permaneça no DF em setembro. Além do mais, a temperatura máxima na capital federal neste mês pode chegar aos 34ºC.
O alerta vermelho, emitido nesta segunda-feira (02), segue até às 17h de hoje. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%. Já para esta terça-feira (03) ará a valer o alerta amarelo (perigo potencial) de baixas umidades, que pode atingir uma mínima de 15%. Diferente do alerta vermelho que avisa sobre grande risco de incêndios florestais e à saúde, no amarelo há baixo risco.
Nesta segunda-feira (02), a temperatura máxima no DF pode chegar aos 31ºC, com uma mínima de 13ºC. Segundo o Inmet, essa também será a previsão para os próximos dias da semana, até sexta-feira (06). Em relação a umidade relativa do ar, a partir de quinta-feira (05) tem uma leve melhora, saindo da mínima de 15% e atingindo, no mínimo, 20%. Já a umidade máxima nesta semana ficará entre 60% e 65%.
A previsão é de tempo claro durante toda a semana, com ventos fracos e moderados. Com a baixa umidade, as instruções do Inmet são: beber bastante líquido e evitar exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais quentes e secas do dia. Além do mais, caso ocorra novos alertas vermelhos, a população também é orientada a usar hidratante para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas como café e álcool.
Ao Jornal de Brasília, o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, explicou que como em agosto não há previsão de chuva para setembro. O clima seco com baixas umidades seguirá pelos próximos dias. “Por enquanto está sem previsão de chuva, até o início de outubro. Esse é o tempo mais seco por conta do período de estiagem. No máximo pode ocorrer chuvas isoladas, mas que não vai mudar a dinâmica do tempo”. O especialista alerta que o tempo seco também potencializa os focos de queimadas.
Como se proteger (dicas da Dra Thaís Costa)
Beba bastante líquido (água, sucos naturais e água de coco);
Adote o hábito de carregar uma garrafinha com água;
Use umidificar ou balde com água;
Alimentação rica em frutas e vegetais frescos;
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
Deve-se evitar banhos quentes, demorados, com uso excessivo de sabonetes ou de buchas.