Larissa Galli
[email protected]
Vão ser 12 horas de grafite, skate, bike, duelos de MC’s, shows e todas as formas de manifestações da arte e da cultura urbana. Um dos maiores eventos de hip hop e rap do Brasil, o festival Yo! Music acontece no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. São 4 palcos e mais de 20 atrações musicais, dentre elas MV Bill, Racionais MC’s, Tribo da Periferia, Flora Matos e Black Alien.
A atitude rap e hip hop exteriorizada em segmentos como artes visuais, música, dança, esporte, discussões políticas, sociais e raciais é o foco do evento. A presença feminina também promete ser uma marca do festival, que conta com Negra Li e Flora Matos na programação do palco principal, além da rapper brasiliense Luiza Chao, que se apresenta em conjunto com Edi Rock, Gregory, All-Star Brasil, Calado, DoN, Valente e NDEE Naldinho, no Buzu Stage, às 19h.
De acordo com a representante do DF Luiza Chao, o cenário musical do rap e hip hop apresenta dificuldades para as mulheres, principalmente quando se trata da liberdade de expressão. “A ideia da mulher se expressar da forma que ela acha adequada não é bem aceita. ‘Assim é agressivo demais, ofensivo demais, abusivo demais’, eles dizem”.
Quebrando paradigmas
Luiza afirma que todas as mulheres têm algo inspirador e trabalha para abrir espaço para a próxima geração artística feminina. “Vejo que todo esse cenário social machista pode melhorar na questão de abrir espaços para as mulheres possam se expressar sem limites. Acho importante quebrar paradigmas para que esse espaço vá se abrindo”, opina.
A ideia do Yo! Music é ser mais que um festival de música. O evento traz também o esporte e a arte do grafite. No palco Buzu, por exemplo, ônibus vão ser grafitados durante o evento, como parte da ambientação da festa.
Além disso, uma grande pista de skate, denominada Bob’s Ramp, completa o ambiente do palco principal para receber os skatistas Bob Burnquist (EUA), Sandro Dias e Pedro Barros, que prometem muitas manobras de skate e bike.
Descobrindo jovens talentos
Para completar a programação, DJ’s e MC’s do Distrito Federal escolhidos em seletivas – realizadas previamente – vão se apresentar no palco Duelos, com batalhas e disputas de rap e hip hop, e no palco Cage.
Saphira Pereira Alves, de 16 anos, participou da seleção de Planaltina, ficando em primeiro lugar entre os grupos de rap. Ela se apresenta amanhã no Duelos com outros 4 selecionados do DF, a partir das 16h. O melhor grupo de rap vai ser escolhido para abrir o show do Racionais MC’s, que tem previsão para começar por volta de 1h40 da manhã. “Por mais que seja uma competição a gente está sempre unido”, diz a adolescente.
A jovem rapper faz um trabalho autoral e conta com a ajuda do pai nas batidas e produção das músicas. Animada com a participação em um evento de grande porte, ela acredita que o festival “vai abrir muitas portas para outras oportunidades. Vai ficar marcado na história do rap de Brasília”. De acordo com ela, “vários estilos musicais sempre contaram com eventos grandes, mas é a primeira vez que o rap e o hip hop ganham um festival com uma estrutura como essa”.
Serviço
Amanhã, a partir das 13h. No estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). Ingressos: Pista – R$ 60. Frontstage – R$ 120. Valores referentes à meia-entrada e sujeitos a alteração sem aviso prévio. Informações e programação completa: yomusic.com.br. Não recomendado para menores de 16 anos.