“Estive tantas vezes em Brasília e nunca tinha visto a cidade como neste encontro”, exclamou o secretário de Turismo de Agrestina (PE), Josenildo Santos. Ele disse à secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que volta pra casa com “mais vontade de fazer turismo”. Nesta quarta-feira, a Setur-DF recebeu a visita de um grupo de secretários de turismo da região da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, conhecida também como Rota 104 ou Rota do Agreste, um consórcio pró-turismo formado por 22 municípios com foco no segmento.
Em reunião com a secretária Vanessa Mendonça, os representantes pernambucanos falaram de seus trabalhos e pediram para conhecer o case de Brasília, cujos programas serão utilizados por eles para reformular suas políticas públicas voltadas para o setor. “No turismo nós não concorremos, nós compomos uns com os outros”, observou Josenildo Santos. E Brasília “junta o Brasil”, observou Vanessa Mendonça.
A secretária de Turismo do DF informou aos secretários municipais que Brasília foi indicada pela Embratur e pelo Ministério do Turismo como “case nacional” e que vem estabelecendo acordos de cooperação técnica com municípios de vários estados. “Temos privilegiado o turismo cívico e pedagógico e Vassouras, no Rio de Janeiro, já está executando o projeto”, lembrou Vanessa Mendonça explicando que o município fluminense já promove uma troca de bandeira inspirada no evento de Brasília. “Nós desejamos convidar todos os municípios, para que os jovens estudantes conheçam esse momento da troca da Bandeira Nacional na nossa capital”, informou a Secretária.
Vanessa Mendonça destacou que conta com dois importantes parceiros no governo do DF para desenvolver essa ação de Turismo Cívico, da Secretaria de Educação, para que alunos da rede pública de ensino participem do evento; e da empresa de transportes pública, TCB, que trafega com cinco ônibus estampados com a marca “Brasília é Turismo Cívico”. Vanessa Mendonça informou aos secretários pernambucanos que “o projeto Manhã Cívica, o Brasil Começa Aqui, na Praça dos Três Poderes, pulou de 200 pessoas em 2018 para sete mil, na última atividade antes da pandemia.”
- (da esquerda para a direita): TIAGO ALEX (São Joaquim do Monte), JOSÉ EDSON DE MELO (Cupira), OBERDAN ANDRADE (as), COSETE RAMOS (Presidente da AMABrasília), JOSENILDO SANTOS (Agestina), VANESSA MENDONÇA (Secretária de Turismo do DF), CAROLINE FIGUEIREDO (Secretária de Turismo de Alegrete-RS), TIAGO BARBOSA (Lajedo) e MEYRE ( Secretária Executiva da Anseditur). Foto: Aurélio Pereira/Setur-DF
Tiago Alex, secretário de Turismo de São Joaquim (PE), disse que o turismo é o setor que vende a cidade, que gera emprego e renda e que atrai investimentos. Ele ficou impressionado com o Case Brasília e definiu a visita afirmando que “hoje saio de Brasília sabendo o quanto se pode fazer com vontade e competência. Sai daqui com alegria para fazer também”.
A secretária de Turismo de Alegrete, Caroline Figueiredo, município gaúcho que faz fronteira com Uruguai e Argentina estava acompanhando a equipe pernambucana e também aproveitou a oportunidade para levar aprendizado sobre os programas instituídos pela Setur-DF. “Saio daqui inspirada por uma aula de competência, mostrando como os pequenos detalhes fazem a diferença”, disse Caroline. Para ela, o Turismo nada mais é que uma experiência e “quando a gente consegue impactar isso faz toda a diferença”, concluiu a representante gaúcha.