Menu
JBr News

A tragédia no Sul e o seu uso político

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou viagem ao Chile para concentrar seu foco na tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.

Jeferson Legal

14/05/2024 11h32

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou viagem ao Chile para concentrar seu foco na tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.

Para além da necessária e genuína preocupação com o destino dos gaúchos assolados pelas águas há, porém, cálculos políticos em torno da tragédia, que permeiam governo, oposição e todos os atores políticos. Lula, por exemplo, tem cobrado duramente de seus ministros que ajustem a comunicação do que o governo vem fazendo para ajudar o povo do Rio Grande do Sul.

Justamente para obter, no futuro, dividendos políticos dessas ações. Por outro lado, a oposição ao governo, consubstanciada principalmente no ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, acusa o governo de estar fazendo pouco e sendo omisso.

Acusação que recaiu sobre Bolsonaro em episódios como a pandemia de covid-19 e situação semelhante de chuvas fortes na Bahia. Enquanto isso, o Congresso abandona outros temas e também se concentra em legislações e projetos sobre a questão climática. Em tudo isso, para além da tragédia o cálculo político. É o que demonstram Alexandre Jardim e Rudolfo Lago no JBrNews de hoje.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado