YURI EIRAS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)
Um menino de 10 anos foi baleado na cabeça durante um tiroteio no morro São João, no Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19). Moradores da comunidade acusam policiais militares.
A Polícia Militar diz que fazia um patrulhamento na região durante a tarde quando foi atacada a tiros por traficantes locais. Os agentes teriam reagido e houve confronto.
Alguns PMs foram informados de que uma criança havia sido ferida e socorrida para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. O estado de saúde do menino é estável.
A Coordenadoria de Polícia Pacificadora instaurou procedimento para apurar a dinâmica da ação. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).
“A corporação colabora integralmente com o trabalho de investigação da Polícia Civil”, disse a PM, em nota.
Vídeos registraram o momento em que alguns moradores questionam os policiais militares sobre a ação.
Em uma das cenas, um PM é chamado de “covarde” enquanto entra no veículo blindado, o caveirão, para sair da comunidade. “Agora eles vão embora”, diz uma das moradoras.
Durante a ação dos policiais um homem foi ferido e está sob custódia na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Engenho Novo. Ele é suspeito de fazer parte do tráfico local, segundo a PM.
Um fuzil, dois rádios e drogas foram apreendidos durante a ação.
Moradores desceram o morro São João e caminharam pela pista da avenida Marechal Rondon em protesto contra a ação que terminou com a criança ferida. Com gritos de “justiça”, o grupo tentou interditar a via, mas policiais chegaram ao local e liberaram o tráfego.
De acordo com o Fogo Cruzado, instituto que monitora tiroteios na região metropolitana do Rio, 26 crianças foram baleadas em 2024 no Grande Rio. Quatro delas morreram.
A região do Engenho Novo e Vila Isabel vive episódios de violência nos últimos meses. O morro São João, no Engenho Novo, é dominado pelo Comando Vermelho e fica a poucos metros do morro dos Macacos, em Vila Isabel, controlado pelo Terceiro Comando Puro.
Nos últimos meses, o CV tentou invadir o morro dos Macacos. Em agosto, cinco pessoas foram mortas em um ataque a tiros em uma praça lotada de Vila Isabel em um domingo à noite.
Um grupo armado ou pelo local em motos e carros e atiraram. Investigação apontou que a ação foi feita por suspeitos do morro São João e um dos mortos tinha envolvimento com o tráfico no morro dos Macacos.