Menu
Mundo

Trabalhadores são resgatados após ‘incidente’ em mina na África do Sul

A primeira fase do resgate permitiu que 79 trabalhadores retornassem à superfície às 13h30 locais

Redação Jornal de Brasília

23/05/2025 20h11

safrica mine

Alguns dos 260 funcionários que ressurgiram e ficaram presos no subsolo sentam-se dentro de um ônibus enquanto saem do subpoço Kloof 7 da Sibanye Stillwater, na África do Sul, em Westonaria, em 23 de maio de 2025. Danos a um poço de mina deixaram 260 mineiros presos em uma mina de ouro nos arredores de Joanesburgo durante a noite, disseram o gerente da mina e o sindicato em 23 de maio de 2025. (Foto de Phill Magakoe / AFP)

Os 260 trabalhadores que estavam presos em uma mina de ouro nos arredores de Joanesburgo, África do Sul, foram resgatados, anunciou o gerente do local nesta sexta-feira (23).

Os mineradores estavam bloqueados desde ontem na mina de ouro de Kloof, a 60 km de Joanesburgo, depois que o sistema de içamento usado para ar o poço foi danificado em um acidente, informou a empresa Sibanye-Stillwater.

A primeira fase do resgate permitiu que 79 trabalhadores retornassem à superfície às 13h30 locais. Os demais foram resgatados seis horas mais tarde, segundo a empresa. “Em nenhum momento os funcionários correram o risco de se ferir durante o incidente”, garantiu.

A mineração emprega centenas de milhares de pessoas na África do Sul, onde os acidentes são frequentes. O Sindicato Nacional de Mineradores informou que o incidente ocorreu por volta das 8h GMT de ontem, e expressou preocupação com os trabalhadores que ficaram presos sob a terra.

© Agence -Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado