Neste sábado (17), Brasília será palco de duas atrações culturais que prometem envolver a comunidade em atividades voltadas para todas as idades. Às 11h, o Espaço Cultural do Choro recebe o “Piquenique Chorão”, um evento especialmente voltado para as crianças, enquanto, no mesmo horário, acontece o ensaio aberto da Escola Brasileira de Choro no estacionamento 10 do Parque da Cidade.
O Piquenique Chorão, com o grupo Cia Teatral Néia e Nando, traz a “Turma dos Cachorros” em uma apresentação com personagens da Patrulha Canina, e que promete encantar os pequenos. O espetáculo é projetado para ser altamente interativo, convidando as crianças a participar ativamente, seja cantando, dançando ou ajudando os personagens a resolverem desafios.
“Estamos muito animados para apresentar a ‘Turma dos Cachorros’ no Clube do Choro. Nossas expectativas são de criar um ambiente de muita alegria e diversão, onde as crianças possam mergulhar no universo dos seus personagens favoritos”, afirma Néia Paz, idealizadora e diretora da Cia Teatral Néia e Nando:
Além do entretenimento, a peça traz uma mensagem importante de amizade, cooperação e coragem. Segundo Néia, a Cia Teatral espera que as crianças saiam do evento com um sorriso no rosto e uma lição positiva no coração, reforçando o valor do trabalho em equipe e da ajuda ao próximo. “Esperamos que o evento seja um sucesso, proporcionando uma experiência inesquecível tanto para os pequenos quanto para as famílias que estarão presentes”, destaca.
Paralelamente ao evento infantil, o Parque da Cidade será palco do ensaio aberto da Escola Brasileira de Choro. Esta atividade é uma extensão das tradicionais rodas de choro que acontecem há 26 anos no Clube do Choro, e que agora, pós-pandemia, expandiram-se para espaços abertos e públicos, com o objetivo de democratizar o o à música. Henrique Neto, um dos organizadores do Complexo Cultural do Choro, destaca a importância desse projeto: “O que a gente busca com os ensaios abertos no Parque da Cidade é justamente trazer uma manhã agradável, unindo saúde, música e convivência. Os eventos que a gente promove são gratuitos, o Piquenique Chorão também tem esse cunho de ser gratuito para a família, para crianças”.
A programação do Complexo Cultural do Choro tem sido um sucesso, segundo Henrique, atraindo públicos diversos para suas atividades. Com o patrocínio da Shell, o projeto tem como um de seus principais objetivos a preservação e disseminação da cultura brasileira, especialmente por meio do choro, um gênero musical que é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. “A ideia é aproximar nossas crianças desde a primeira infância a essa cultura brasileira do teatro musical, de uma coisa divertida, lúdica e que também traga esse teor cultural”, explica.
Após o Piquenique Chorão e o ensaio aberto, a manhã de sábado continua com a tradicional Feijoada com Samba no Espaço Cultural do Choro, a partir do meio-dia. O evento, além de ser uma celebração gastronômica, reúne amantes da boa música para uma tarde de samba ao vivo, proporcionando uma experiência cultural completa.
Essas iniciativas reforçam o papel do Complexo Cultural do Choro como um centro de preservação e promoção da música brasileira, proporcionando momentos de lazer e cultura para toda a família em Brasília.
Serviço:
Sábado – 17/08
11h- Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro (estacionamento 10 do Parque da Cidade)
11h- Piquenique Chorão com Cia Teatral Néia e Nando (sala de musicalização do Espaço Cultural do Choro)
12h – Feijoada com Samba (área externa do Espaço Cultural do Choro)
o livre e gratuito
Mais informações: (61) 3226-3969